Novidades
Visita ao cardiologista é a melhor maneira de combater alta do colesterol
Publicado por Sorrir de Novo em Cardiologia | 0 comentários
O aumento do colesterol é assintomático e muitas vezes só percebido quando desencadeia algum problema de saúde mais sério como o infarto ou AVC.
Pessoas que já tiveram infarto ou AVC têm metas de colesterol menores que as da população em geral, explica Dra. Fernanda Sanches Aguera Grochocki, médica Cardiologista e Coordenadora da equipe de Cardiologia do Hospital Marcelino Champagnat. “Por isso é tão importante ter um acompanhamento médico para definir qual a meta de colesterol ideal para cada paciente”, afirma.
A estratégia para controlar o colesterol também pode variar entre cada paciente, explica Dra. Fernanda. “Para algumas pessoas é suficiente a mudança de hábitos, começando uma atividade física, melhorando a alimentação. Em outros casos é necessário associar medicamentos que reduzem o colesterol e acabam prevenindo eventos cardiovasculares”, diz.
Entretanto, o colesterol tem papel importante no organismo – forma as membranas das células e participa da produção de hormônios e da vitamina D, por exemplo. “Quando está alto, aí sim o colesterol é prejudicial à saúde, podendo causar problemas importantes decorrentes da arteriosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias, como um AVC, um Ataque Isquêmico Transitório, uma doença arterial periférica e o quadro de Infarto Agudo do Miocárdio”, afirma Grochocki.
Ainda segundo a cardiologista, a alta do colesterol é causada por fatores genéticos e também por hábitos não saudáveis, como sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada: “Uma dica é reduzir o consumo de alimentos de origem animal, principalmente carnes vermelhas e queijos amarelos; evitar alimentos com açúcar refinado; dar preferência a alimentos integrais; comer bastante frutas e vegetais; evitar frituras e alimentos industrializados”.
Para evitar as doenças decorrentes do colesterol alto, o ideal é visitar periodicamente um cardiologista para definir a melhor estratégia de prevenção e tratamento.
Fonte: hospitalmarcelino.com.br