Novidades
Segurar espirro pode até estourar os tímpanos. Veja mitos e verdades!
Publicado por Sorrir de Novo em Otorrinolaringologia | 0 comentários
É fácil lembrar aquele amigo ou parente que não espirra direito. Cada um faz um barulho diferente e sempre acabamos tirando sarro dos outros. Porém, o espirro é um mecanismo de defesa muito importante do nosso organismo e, segurá-lo pode causar alguns problemas na nossa saúde, explicam José Mello Júnior, professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), chefe do grupo de alergia em otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, e Francine Pádua, doutora em otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da USP, membro da ABROL (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia). Veja a seguir.
Porque espirramos? Quais os benefícios do espirro?
Júnior explica que o espirro funciona como defesa do nosso corpo, para eliminar substâncias.
— Quando a gente respira, o ar vai batendo no nariz e a sujeira é retida. Quando ele filtra, isso irrita a mucosa. Por isso ele produz a secreção para lavar e espiramos para expulsar a substância.
Espirramos mais no inverno?
Para o especialista, as pessoas acabam espirrando mais porque a condição climática favorece, já que o ar fica mais seco e poluído. A transmissão de germes é maior porque as pessoas ficam em ambientes fechados. Francine acrescenta que nessa época do ano é normal que a rinite alérgica fique mais atacada, por conta do tempo seco.
— É por isso que parece que espirramos mais, porque as vias aéreas ficam mais debilitadas.
O espirro pode fazer algum mal?
Os dois especialistas afirmam que não. Júnior brinca que o único problema pode ser quando a pessoa estiver dirigindo, e deixe de ver o que está na frente. E Francine também diz que pode causar desconforto, caso a pessoa espirre muitas vezes seguidas.
Quais as consequências de “segurar” o espirro?
Segurar o espirro não é bom, explica o otorrino.
— Pode fazer mal. Ele começa com a gente enchendo o pulmão de ar para soltar de forma rápida pelo nariz. Pode ter problemas para o ouvido. Se a pessoa está com secreção atrás do nariz, a hora que ela espirra e segura, essa pressão pode jogar a secreção para o ouvido, e levar até a inflamação do ouvido, e pode até estourar o tímpano.
Além disso, segurar o espirro pode causar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos.
— Como você aumenta a pressão, pode ter pequenos sangramentos no nariz. Mas é um sangramento médio, sem gravidade.
A médica Francine Pádua ainda diz que a pressão é involuntária, e que não é possível contê-la.
— Quando você inibe o espirro, a pressão é involuntária e muito rápida, e não tem como controlar. Na hora em que você segura o espirro, a pressão e o fluxo de ar acontecem de qualquer forma. Se você segura ou tampa, outras cavidades acabam recebendo essa pressão, e isso pode jogar a pressão para o ouvido.
A luz do sol realmente faz as pessoas espirrarem?
Júnior afirma que isso é conhecido como um reflexo naso-ocular.
— Quando a pessoa acorda e abre a janela, a pupila vai fechar para diminuir a entrada de raios solares, e esse reflexo, em algumas pessoas, pode levar ao espirro, mas não é uma justificativa para que isso aconteça.
Porque quando espirramos, espirramos várias vezes?
Francine explica que o fato de espirrar várias vezes está mais ligado à rinite alérgica do que à proteção do corpo.
— A alergia pode chegar a 20 espirros. É o que chamamos de espirro em salva.
Porque “perdemos” o espirro em algumas situações?
Segundo os especialistas, não existe explicação científica para isso.
É possível saber a velocidade do espirro?
A velocidade do espirro é extremamente alta, explica Francine. Ela estimou que acontece entre 120 e 160 km/h.
— A pressão é muito forte, por isso a velocidade também é alta. Júnior ressalta que a função do espirro é remover, então o organismo gera a pressão e de repente solta, para expulsar o que está irritando.
Vírus, germes e bactérias são espalhados pelos espirros? Quais doenças podem ser transmitidas assim?
De acordo com o médico, as doenças realmente podem ser espalhadas.
— Em geral, gripes e resfriados podem ser transmitidos, que são os vírus que ficam no nariz e podem ser espalhados no ambiente.
A membro da associação brasileira ainda conta que o nariz não somente protege, mas expulsa bactérias e vírus.
— O espirro não só elimina as impurezas, mas também tudo o que está no organismo. Com isso, se está num ambiente fechado que tem uma pessoa espirrando, os vírus vão para o ambiente.
Colocar a mão na frente do nariz elimina completamente a possibilidade de infecção?
Francine acredita que o ideal é espirrar e colocar a mão ou um lenço na frente, já que é possível espalhar os germes pela força do espirro.
— Se você colocar a mão na frente, vai estar protegendo as outras pessoas também. E o certo é lavar as mãos com álcool gel ou sabão, porque não adianta espirrar na mão e depois segurar no metrô ou no ônibus, porque a pessoa que tocar no mesmo lugar vai entrar em contato com as gotículas de secreção e a saliva contaminadas da mesma maneira.
Quais doenças ou alergias tem o espirro como sintoma?
Os dois especialistas apontam gripes, resfriados, e rinites alérgicas como doenças que têm o espirro como início das inflamações. 95% das vezes que a gente tem sinusite por bactéria, ela é precedida por resfriado ou gripe, explica Francine.
Fonte: R7
Tags: Otorrinolaringologia