(21) 3867-9331 / 3105-5283 / 99670-3800 (WhatsApp) | atendimento@sorrirdenovo.com.br

A fase de contenção é aquela que se inicia ao retirar os aparelhos fixos. Uma fase muito importante, pois é quando trabalhamos para manter os dentes nas respectivas posições, duramente conseguidas com o aparelho fixo. A colaboração do paciente é fundamental.

Geralmente as pessoas querem saber quanto tempo usar. Varia muito, cada organismo tem seu tempo e depende dos problemas também, quanto mais apinhados os dentes eram, mais tempo é necessário a contenção, no mínimo uns 3 anos. Enquanto a pessoa estiver em fase de crescimento a contenção deve ser obrigatoriamente usada.

Os aparelhos de contenção podem ser fixos e removíveis. Tantos os fixos quanto os removíveis pode ser usados na arcada superior e inferior.

As contenções removíveis podem ser retiradas para o paciente se alimentar e higienizar os dentes. Não deixar de usar por achar desconfortáveis e depois reclamar dizendo que a culpa é do dentista. Se a pessoa usar conforme indicado, não tem como os dentes mudarem de posição.

As contenções fixas ficam “grudadas”, e muitas vezes, por melhor que sejam feitas, podem causar danos as gengivas. Alguns pacientes acham que na arcada inferior o dentista tem que colocar obrigatoriamente contenção fixa (não é verdade) pode ser também a removível. A maioria dos dentistas colocam a contenção fixa porque tem medo do paciente não usar a removível e o dente voltar ao que era antes.

Esses aparelhos de contenção são basicamente usados hoje em dia. Há vários outros tipos, conforme a necessidade.

Confira tipos de contenções ortodônticas:

Mais especialidades

Fonoaudiologia

 

Ultrassonografia

Clínico Geral

Odontopediatria