(21) 3867-9331 / 3105-5283 / 99670-3800 (WhatsApp) | atendimento@sorrirdenovo.com.br

Grávida pode fazer tratamento no dente?

Publicado por Sorrir de Novo em Dentes, Gravidez, Saúde Bucal | 0 comentários

É importante ir ao dentista durante a gravidez, já que os hormônios a mais circulando pelo corpo podem afetar sua gengiva.

Além disso, hábitos adotados por algumas gestantes, como comer de madrugada sem escovar os dentes para voltar a dormir, jogam contra a saúde bucal. Outras mulheres se sentem enjoadas com a pasta de dente e acabam não caprichando muito na escovação.

Grávida escovando dente

Como consequência, é possível que você venha a ter mais placa bacteriana nos dentes, que suas gengivas sangrem e fiquem inflamadas ou até infectadas.

O ideal é que você faça um acompanhamento preventivo junto ao dentista para evitar problemas mais sérios nos dentes. Mas, se for necessário algum tratamento mais complexo, saiba que há técnicas seguras durante a gravidez. Antes de mais nada avise o dentista que você está grávida, qualquer que seja o motivo da consulta (limpeza ou restauração, por exemplo).

Se for necessário algum tratamento durante a gestação e você puder programá-lo, o melhor período é o segundo trimestre. Mas nem sempre é possível escolher o momento ideal — afinal, uma cárie pode aparecer a qualquer momento — e há, sim, opções de tratamento nas outras fases.

O que acontece é que algumas mulheres preferem evitar tratamentos no primeiro trimestre da gravidez, por ser o período mais sensível para o desenvolvimento do bebê, embora não haja evidências de que seja prejudicial.

Já o fim da gravidez pode não ser uma fase confortável para você ficar muito tempo deitada com a barriga para cima na cadeira do dentista. Por isso, é sempre melhor se você puder ir ao dentista para manter a saúde dos dentes antes de precisar tratá-los.

Mas, se você está com dor de dente ou observou algum inchaço na gengiva, procure imediatamente um dentista. As consequências de não tratar uma infecção durante a gravidez superam os eventuais riscos da medicação usada no tratamento.

Se você precisar obturar ou restaurar algum dente, o tratamento deve ser à base de resina e não de amálgama (substância composta por mercúrio).

Mas não se preocupe, já que hoje em dia a grande maioria dos dentistas já usa mesmo material à base de resina na obturação ou restauração. A resina recupera o aspecto original do dente sem deixar aquela marca prateada de amálgama tão comum antigamente.

Se tiver que tomar alguma anestesia, há sim substâncias que são seguras na gravidez — seu dentista só precisa ser avisado da sua condição de gestante. Em geral é usado o mínimo necessário para que a grávida se sinta confortável durante o tratamento.

E lembre-se: para ajudar na prevenção de problemas dentários, além dos cuidados com a escovação e o fio dental, capriche em uma alimentação balanceada e saudável — importante também para o desenvolvimento do seu bebê.

No caso de tratamentos cosméticos e não emergenciais, como clareamento dos dentes, o ideal é que sejam adiados para depois do parto.

Fonte: BabyCenter Brasil

Confira o horário de nossos dentistas:

Dra. Angelica Fleitas

TURNO/DIA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
Manhã  check  check
Tarde  check

Dr. Bernardo Fontes

TURNO/DIA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
Manhã  check check  check
Tarde  check  check

Dra. Fernanda Marttelo

TURNO/DIA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
Manhã  check
Tarde

Dra. Leila Côrrea

TURNO/DIA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
Manhã  check check
Tarde  check check

Dr. Paulo Coutinho

TURNO/DIA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
Manhã check check
Tarde check check  check

Dra. Vania Leitier

TURNO/DIA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
Manhã check check check
Tarde check  check  check

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>