Novidades
Cardiologista fala da importância da prevenção no dia da Cardiologia
Publicado por Sorrir de Novo em Cardiologia | 0 comentários
O médico cardiologista Victor Lira (CRM-PI 4447) fala sobre a atuação do profissional
A Cardiologia é um campo da medicina que tem grande importância, tanto por tratar de um órgão vital, o coração e o sistema cardiovascular como um todo, quanto pelos constantes avanços e estudos voltados para a melhoria da qualidade de vida daqueles que sofrem com patologias ligadas a essa área.
Comemorado no última dia 14, o Dia do Cardiologista remete aos cuidados indispensáveis para a saúde do coração e prevenção de possíveis doenças cardiovasculares. Escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a data foi criada em 2007, com o objetivo de atrair a atenção da população sobre a importância da atuação desse profissional.
Tratando do estudo da funcionalidade, das doenças do coração, dos grandes vasos sanguíneos e sistema circulatório, o cardiologista exerce papel fundamental no diagnóstico precoce e tratamento adequado das disfunções relacionadas ao sistema cardiovascular. Qualquer pessoa, em qualquer idade e lugar, necessita dos serviços oferecidos por este especialista; condição que independe inclusive do tipo de vida do paciente, seja ele um atleta ou sedentário, é sempre necessária a realização de exames cardiológicos regulares.
O médico cardiologista Victor Lira (CRM-PI 4447) fala sobre a atuação desse profissional e a importância da Cardiologia preventiva. “Os melhores resultados de tratamento cardiológicos são conseguidos através da Cardiologia preventiva, quando se trata o paciente antes que a doença aconteça. A principal função dessa prevenção é tratar os fatores de risco, diminuindo ou mesmo evitando a chance do desenvolvimento de uma doença cardiovascular. Não existe uma idade específica para iniciar o tratamento com o cardiologista. Na infância, se a criança apresentar sopro cardíaco, cansaço, cianose ou falta de ar; pelo menos uma vez na adolescência para avaliar peso, colesterol, glicemia e pressão arterial; e na vida adulta de acordo com os fatores de risco encontrados”, explica.
Arritmia cardíaca, hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes mellitus, insuficiência cardíaca, doenças da aorta, tumores cardíacos, miocardiopatia, endocardite, infarto do miocárdio, dentre outras, fazem parte do quadro de doenças que atingem o coração.
É através do sistema cardiovascular que o sangue é bombeado para o resto do corpo, assim mantendo todos os outros órgãos funcionando. Daí a importância de mantê-lo funcionando em perfeitas condições. Os tratamentos cardíacos podem ser clínicos ou cirúrgicos, mas as orientações nos dois casos são as mesmas: uma boa alimentação, exercícios físicos regularmente, qualidade de vida e avaliações cardiológicas periódicas para manter a saúde dos vasos sanguíneos e do coração, pois qualquer complicação deste órgão vital pode levar à morte.
“Procurar o cardiologista somente quando infarta, tem pressão alta ou colesterol alto, é um erro, pois já se perdeu muito tempo de tratamento. A prevenção das doenças cardiovasculares é a cardiologia do futuro ”, acrescenta Victor Lira. Além disso, sentimentos positivos, vida ativa, prática de dança e outras formas de movimentação corporal são fatores preponderantes na cardiologia preventiva.
Fonte: CapitalTeresina
Tags: Cardiologia