(21) 3867-9331 / 3105-5283 / 99670-3800 (WhatsApp) | atendimento@sorrirdenovo.com.br

Como a psicanálise pode ajudar no tratamento da ansiedade?

Publicado por Sorrir de Novo em Psicanálise | 0 comentários

Quando Freud começou a relatar suas primeiras impressões sobre quadros de ansiedade em seus pacientes, ele acreditava que essa era uma resposta do nosso inconsciente aos nossos conflitos internos e a situações comuns do nosso dia a dia e da nossa relação com o ambiente em que vivemos. Para tratar a ansiedade, Freud acreditava que a psicanálise era uma alternativa para evitar os problemas psicológicos e psiquiátricos relacionados a esse quadro clínico.

Saiba mais sobre a importância da psicanálise para o tratamento da ansiedade e veja como ela pode ajudar. Confira!

Resolução de conflitos e traumas

A manifestação da ansiedade nada mais é do que uma resposta do nosso inconsciente a situações que consideramos de perigo ou traumáticas. Ela está relacionada a uma necessidade nossa de resolver problemas que nós nem mesmo conhecemos ou compreendemos, como se o inconsciente estivesse nos poupando e nos preparando para essas situações de risco.

A grande maioria dos nossos traumas e conflitos internos reside no nosso inconsciente e somos incapazes de percebê-los sozinho. Quando o tratamento psicanalítico é utilizado para controle das manifestações de ansiedade dos pacientes, espera-se que o analista ajude o analisando a compreender por que razão seu inconsciente está se manifestando dessa maneira.

Tratamento de comportamentos reprimidos

Como o inconsciente é a parte da nossa mente que armazena situações da nossa vida que não nos lembramos ou que foram traumáticas por algum tempo, é natural que alguns de nossos comportamentos reprimidos em qualquer fase da vida (em especial na infância ou na adolescência), voltem a se revelar como sintomas de ansiedade durante a vida adulta.

A psicanálise é a técnica de psicoterapia mais indicada para a resolução de problemas relacionados com o inconsciente, por isso ela é considerada ideal para resolver sintomas de ansiedade.

Melhora do pensamento racional

O indivíduo ansioso é uma pessoa que está, frequentemente, sofrendo com uma situação que ainda não surgiu (ou que aconteceu e que ele não consegue compreender o porquê). A psicanálise é capaz de ajudar essa pessoa a compreender melhor seu medo e como lidar com ele para que não se torne um quadro crônico de ansiedade. Pessoas menos ansiosas conseguem se planejar melhor, raciocinar melhor, fazer escolhas melhores e lidar melhor com situações de um futuro próximo ou distante, tomando atitudes menos drásticas e com menor risco de consequências graves.

Maior sensação de segurança

Indivíduos muito ansiosos podem desenvolver, em longo prazo, um quadro de Síndrome do Pânico. O medo é uma situação corriqueira no inconsciente do paciente ansioso e, por esse motivo, seu não tratamento pode permitir que o quadro avance e se torne cada vez mais grave e de difícil controle. A psicanálise ajuda a evitar o desenvolvimento desse distúrbio em quem é muito ansioso, assim como também é essencial para ajudar no tratamento de pessoas que já apresentam os sintomas de pânico — já que ela é capaz de usar técnicas específicas para a ativação do inconsciente, reduzindo a sensação constante de medo nesses indivíduos.

Uma pessoa que sofre de ansiedade pode se beneficiar bastante de um tratamento baseado em premissas da psicanálise, já que essas técnicas desenvolvidas por Freud são específicas para atingir e tratar as manifestações do nosso inconsciente.

Você já tratou sintomas de ansiedade com um psicanalista antes? Ainda tem dúvidas em relação a esse tipo de abordagem e quais são seus benefícios? A Psicanalista Aline Melo atende em nossa clínica todos os dia.

Dias e horários de atendimento (Hora marcada):

TURNO/DIA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
Manhã  check  check  check check  check  check
Tarde  check check  check check  check

Fonte: psicologorigoni.com.br

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>