(21) 3867-9331 / 3105-5283 / 99670-3800 (WhatsApp) | atendimento@sorrirdenovo.com.br

A prótese dentária flexível é uma prótese feita de forma personalizada, em materiais à base de resinas específicas, que pelas suas especificações tornam a prótese totalmente flexível, mantendo a rigidez necessária para a sua função de substituição de dentes ausentes. Este novo tipo de prótese é muito popular entre pessoas que não se adaptam às próteses rígidas de acrílico convencionais.

As próteses flexíveis apresentam variadas vantagens, tais como:

  •  Elevado conforto na sua utilização
  • Desgaste da prótese menos acentuado
  • Menor possibilidade de fratura da prótese
  • Menor ocorrência de ferimentos ou dores, decorrentes da utilização da prótese
  • Menor irritação gengival
  • Eficácia mastigatória mais elevada, quando comparada com próteses convencionais.

Benefícios

A resina flexível permite que a prótese seja ajustada de forma muito eficaz e usando dentes sintéticos como qualquer outra prótese, garantindo desse modo que apesar da flexibilidade da prótese, não atrapalha a mastigação.

A prótese flexível ajuda a ter uma maior estabilidade relativamente à linha da mandíbula. O principal benefício deste tipo de prótese é o conforto. Aqueles que sentem dor ao mastigar para trás e para frente (com as próteses tradicionais), vão observar que com esta prótese este problema simplesmente não existe.

Além destes benefícios, as “dentaduras” flexíveis, são desenhadas para serem porosas, isto é, para poderem “respirar” melhor que as tradicionais. Esta característica ajuda a evitar o aparecimento de bactérias na dentadura e nas gengivas, evitando-se muitas vezes doenças que podem por em causa a utilização normal de uma prótese.

Durabilidade

Como a prótese flexível tem um desenho muito versátil, ela tem menos probabilidades de se danificar, de quebrar como a prótese fixa convencional. Quem usa este tipo de prótese, muitas vezes é confrontado com danos originados por quedas, ou pelo contato com outras superfícies. Com o design das próteses flexíveis, este tipo de problema é facilmente contornado.

Assim, a sua durabilidade é superior, tendo o paciente maior facilidade ao manusear e fazer a higienização.

As pessoas que utilizam estas próteses terão de mantê-las exatamente do mesmo modo que manteriam uma prótese acrílica. Como qualquer prótese a sua limpeza deve ser cuidada. Para evitar o aparecimento de doenças periodontais e até gengivite, devem ser escovadas com pastas dentais, assim como todas as regiões onde estas se apoiam.

Os custos associados à mesma são ligeiramente superiores ao das próteses acrílicas, mas atendendo aos benefícios que lhe estão associados, estamos convencidos de que se trata de uma opção certa. Assimo preço da prótese dentária flexível, apesar de ser superior, compensará ao longo do tempo.

 

Mais especialidades

Fonoaudiologia

 

Ultrassonografia

Periodontia

 

Psiquiatria